top of page
Foto do escritorPriscilla

O artesanato pode levantar sua autoestima



O artesanato é uma atividade que pode trazer muitos benefícios para a saúde mental e a autoestima de quem o pratica. Neste post, vamos explicar como o artesanato pode ajudar a melhorar a concentração, reduzir o estresse, elevar a autoestima, estimular a criatividade e auxiliar em momentos difíceis.




O que é artesanato?



Artesanato é a arte de produzir objetos ou peças com as próprias mãos, usando materiais como tecido, linha, papel, madeira, argila, entre outros. O artesanato pode ser feito por hobby, por terapia ou por profissão, e envolve diversas técnicas como bordado, crochê, pintura, colagem, modelagem, etc.




Como o artesanato pode melhorar a saúde mental e a autoestima?


Segundo a terapeuta ocupacional Glória Ferreira, "trabalhos manuais ajudam a despertar os requisitos básicos de autoestima. Além de ser uma forma de muitas pessoas - como crianças abandonadas, portadores de deficiência, desempregados, presidiários e idosos - serem inseridas na sociedade, estimula o sentimento de se sentir capaz e produtivo".


Veja alguns dos benefícios do artesanato para a saúde mental e a autoestima:



- Melhora a concentração:

ao se dedicar ao fazer manual, praticamos o que é chamado de "atenção plena" (mindfulness), que é conseguir ter foco na tarefa e no momento presente. Dessa forma, ao desenvolver o hábito de praticar algum trabalho manual que exija atenção, fortalecemos a nossa concentração.


- Reduz o estresse:

por ser terapêutico, o artesanato também promove o bem-estar e relaxamento. Os movimentos repetitivos do crochê ou bordado, por exemplo, baixam a pressão sanguínea e provocam uma sensação de relaxamento. Além disso, a prática do trabalho artesanal atua na química do nosso cérebro ao elevar os níveis de serotonina e dopamina, que são neurotransmissores relacionados ao prazer e à felicidade. Portanto, reduz os hormônios do estresse e contribui para a nossa saúde.


- Eleva a autoestima: por aprimorar a nossa capacidade motora, o artesanato eleva a autoestima porque melhora as habilidades de manuseio e produção de div


ersas tarefas, sobretudo para os idosos. Ainda, o prazer de criar um objeto ou peça de roupa, ao invés de comprar algo já pronto da loja, é imenso. Por isso, é mais do que válido falar para as suas visitas "quem fez fui eu!" quando perguntarem sobre seu artesanato. Afinal, quem sabe isso não vira uma oportunidade de valorizar mais o seu trabalho, até mesmo virar uma fonte de renda extra?


- Estimula a criatividade: o artesanato também estimula a criatividade. Por exemplo, quando você está desenvolvendo uma peça de crochê, seu lado criativo é capaz de transformar uma simples linha em uma peça completa. Em outras palavras, a arte é criativa,


inventiva e transformadora. Por isso, o artesanato usa do melhor da criatividade para a criação do produto.


- Auxilia em momentos difíceis: já entendemos que o artesanato reduz o estresse e eleva a nossa autoestima. Entretanto, mais do que isso, o fazer manual te ajuda a p


assar por fases difíceis da vida ao contribuir para a sua conexão com o seu eu interior. A prova disso é o aumento da procura para aprender o fazer manual durante a pandemia do coronavírus (COVID-19). Assim, muitos procuraram o artesanato, seja por hobby ou para completar a renda e passar pela crise.


Conclusão


O artesanato é uma atividade que pode trazer muitos benefícios para a saúde mental e a autoestima de quem o pratica. Além de ser uma forma de expressão artística e cul


tural, o artesanato pode ajudar a melhorar a concentração, reduzir o estresse, elevar a autoestima, estimular a criatividade e auxiliar em momentos difíceis. Por isso, vale a pena investir em algum tipo de trabalho manual que te traga prazer e satisfação.


31 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Dilma Gomes
Dilma Gomes
May 17, 2023

Artesanato é uma terapia

Que ajuda muita gente

É uma fonte de renda extra pra muitas pessoas eu amo o artesanato

Like
bottom of page